Postado em 14/01/2021
Leve novos jogos, atividades e brincadeiras para divertir e estimular os alunos que vão permanecer com você no mês de julho
Julho é mês de férias escolares, mas nem todas as crianças costumam passar esse período longe da escola, pois os pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos. De acordo com Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo (SP), mais de 70% dos alunos que frequentam o período integral não costumam se afastar em julho, pois as famílias preferem tirar férias no verão.
"Mas eles percebam que é um período diferente porque parte dos coleguinhas se ausenta e porque a escola oferece atividades mais lúdicas e de menos cunho pedagógico nessa época", explica Rosana, que complementa: "nosso objetivo em julho é fazer com que a criança queira vir para a escola mesmo sem todos os coleguinhas presentes, por isso selecionamos bem as brincadeiras oferecidas".
Nas próximas páginas, ela, a professora Joyce Fontana, do curso para recreadores da filial São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira, e as professoras do Centro de Educação Infantil do Instituto Alana, também da capital paulista, dão ideias de atividades e brincadeiras para aplicar durante o curso de férias, como também é conhecido esse período.
4 e 5 ANOS - Corrida das aranhas
De acordo com Rosana Ziemniak, é pelo movimento que a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. "O movimento é parte integrante da construção da autonomia e da identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância", explica. Esta atividade coloca as crianças para correrem e saltarem com as aranhas. Confeccione-as antes, entregue uma para cada criança e dê início à corrida das aranhas.
Aranha
Materiais:
¿ garrafa pet de 2 litros (coca-cola)
¿ tinta acrílica preta
¿ marcador permanente
¿ tesoura
¿ cola
¿ pincel
¿ 1 pedaço de elástico (lastéx)
1. Com o marcador faça um risco 2 cm acima do meio da garrafa e trace 10 marcas verticais.
Corte nos lugares marcados.
Conte 4 perninhas para cada lado e corte as 2 perninhas do meio.
Dobre aquela ponta de 2 cm, e a maior dobre ao meio. Faça o mesmo com as outras perninhas.
Pinte a parte interna de preto para que o lado de fora fique brilhante. Passe 2 mãos de tinta.
Cole os olhinhos.
Faça um furo no meio do topo da garrafa e coloque o elástico.
Ajudando a aprender Ciências
Postado em 21/01/2021
Ajudando a aprender Ciências
Nunca é cedo demais para mostrar ao seu filho as maravilhas da natureza. Mesmo as crianças mais jovens podem aprender conceitos básicos científicos que permitem que elas explorem o mundo ao seu redor e construam a sua base d...
leia mais »
A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança
Postado em 07/01/2021
Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência.
Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, vis...
leia mais »
‘Tecnologia não educa sozinha’
Postado em 31/12/2020
A tecnologia promove mais educação?
Mais acesso à tecnologia significa mais acesso à informação. Podemos acelerar a aprendizagem se encontrarmos formas de usar a tecnologia com qualidade para dar aos alunos informaç&atild...
leia mais »