Guia do Estudante

    A escola entende que a educação envolve além da questão pedagógica, todo o processo educativo que se forma através das experiências vivenciadas no dia a dia. Neste guia, abordamos todos os assuntos que envolvem a rotina de nossos alunos e tentamos esclarecer detalhadamente cada um deles. Esperamos que esse GUIA do ALUNO seja útil à vocês.

    • INFORMAÇÕES GERAIS

      A ESCOLA ESPAÇO SEMENTE mantém cursos de Educação Básica, formada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que compreendem as seguintes turmas:

       

      • EDUCAÇÃO INFANTIL

      BERÇÁRIO - MINI MATERNAL  - MATERNAL I - MATERNAL II - JARDIM I - JARDIM II

       

      • ENSINO FUNDAMENTAL I

           1º ANO ao 5º ANO

       

      A Escola funciona no período das 06h30 às 21h00, compreendendo o horário pedagógico e extra curricular:

      • EDUCAÇÃO INFANTIL

      MANHÃ: 08:00 às 12:00

      TARDE: 13:00 às 17:00

       

      • ENSINO FUNDAMENTAL

      MANHÃ: 07:30 às 12:00

      TARDE: 13:00 às 17:30

       

      Os demais horários que antecedem e sucedem os horários descritos acima são considerados como recreação livre.

       
    • PAIS E RESPONSÁVEIS

      A escola incentiva o ingresso dos pais e responsáveis na escola a qualquer momento, a escola é  aberta ao diálogo e a uma relação estreita com a família. Desta forma, nos tornamos grandes aliados para que possamos ter uma mesma conduta na educação da criança.

      Com essa finalidade, os pais também podem se sentir à vontade para tirar suas dúvidas com as coordenadoras da escola

       
    •  
    • CARDÁPIO JULHO

       
    • LANCHES E REFEIÇÕES

      EDUCAÇÃO INFANTIL 

      A ESCOLA ESPAÇO SEMENTE tem, como serviços opcionais, o fornecimento de lanches e refeições, tanto avulsas quanto mensais. O cardápio de lanches e de refeições que a escola segue e fornece é elaborado por nutricionista, e encontra-se à disposição no site da escola.

      Os custos para os mesmos serão cobrados através de boleto bancário, após o preenchimento e assinatura do formulário “Adendo de Contrato”.

      O  intervalo das refeições é de aproximadamente 03 horas, sendo oferecido da seguinte forma:

      08h30min -> Lanche da manhã

      11h00min -> Almoço

      14h00min -> Lanche da tarde

      17h00min -> Jantar

       

      ENSINO FUNDAMENTAL 

      No lanche, o aluno pode trazer o lanche de casa ou “comprar” o mesmo na cantina da escola.O pagamento dos itens consumidos pode ser feito diariamente ou “fazer uma conta mensal”, mediante autorização dos pais.

      O cardápio de refeições que a escola segue e fornece é elaborado por nutricionista, e encontra-se à disposição no site da escola. Os custos para os mesmos serão cobrados através de boleto bancário, após o preenchimento e assinatura do formulário “Adendo de Contrato”.

      Os horários dos mesmos são:

      09h10min -> Lanche da manhã

      12h00min -> Almoço

      14h40min -> Lanche da tarde

      17h30min -> Jantar

       

      Tanto as refeições quanto os lanches são preparados e fornecidos pela própria escola, e procuramos sempre usar produtos frescos e naturais.

       
    • SAÍDA DO ALUNO DA ESCOLA

      Para garantir a segurança de todos, a escola libera a retirada da criança somente pelos responsáveis e pelas pessoas indicadas no ato da matrícula com a apresentação dos documentos RG e CIC.

       
    • HORA EXTRA

      É o tempo que exceder o horário contratado pelo pai ou responsável.

      Funcionamos das 06h30 às 21h00 horas, de Segunda a Sexta feira, com períodos de: 04 / 06 / 08 / 10  e  12  horas.

      Para os períodos de 04 e 06 horas, o horário é flexível; e as horas começam a ser computadas a partir da entrada da criança na escola. Para os demais horários o atraso no horário de entrada não dá o direito de compensação para o horário de saída; e os horários de entrada e saída deverão ser respeitados.

      Haverá uma tolerância de 15 minutos antes e depois dos horários, passado este tempo o excedente será encarado como horas extras a serem lançadas no “Adendo de Contrato”, e o acerto das mesmas será feito no boleto de mensalidade.

       
    • AVALIAÇÕES

      Os alunos são avaliados constantemente através de atividades diárias sobre os conteúdos aplicados; observação contínua das suas relações sociais através dos momentos de recreação livre e/ ou dirigida.

      A escola pratica reuniões semanais entre a coordenação e as professoras sobre: práticas e estratégias adotadas; comportamento geral e individual; alimentação e  ambientação.

      Ao final de cada bimestre os pais recebem, nas reuniões  pedagógicas o relatório de desenvolvimento de cada aluno, com o devido processo avaliativo.

       
    • UNIFORMES

      O uso do uniforme é obrigatório para todas as crianças, pois se torna mais fácil a identificação dos alunos, sendo muito positivo na questão segurança; além de facilitar o dia a dia familiar.

      A escola se reservará o direito de não permitir o ingresso da criança à escola não estando uniformizada.

      Sua comercialização é feita por terceiros, e na secretaria da escola encontra-se à disposição a tabela de preços e solicitação de pedido.

       
    • HIGIENIZAÇÃO

      Após todas as refeições praticadas na escola, as crianças escovam os dentes com a supervisão da sua professora. Para tanto, a escola solicita que toda  segunda feira seja enviada à escola: pasta dental, escova dental e toalha de mão; estes itens serão devolvidos na sexta feira para higienização. Caso necessário, a toalha será enviada na quarta feira para troca.

       
    • BANHO

      Os pais também podem optar pela criança tomar banho  na   escola,  sendo  que  é  possível   optar pelo mesmo avulso  ou diário. Os  custos  destes serviços serão cobrados em boleto bancário, após o preenchimento e assinatura do formulário “Adendo de Contrato”.

       
    • SONO

      Respeitamos o momento de descanso que cada criança necessita, nestes casos ficamos atentas para oferecer um soninho caso as crianças solicitem ( verbalmente ou não ). Para as crianças mais novas, respeitaremos sua rotina em casa e tentaremos seguir aqui na escola, baseado nas informações passadas à escola. A escola sugere que este momento seja feito para as turmas de berçário, mini maternal e algumas crianças de maternal I.

       
    • DIA DO BRINQUEDO

      Para que possamos dar  às crianças a oportunidade de trazerem seus brinquedos  prediletos e compartilhar destes com seus colegas, sem comprometer nossas atividades diárias, criamos o dia do brinquedo.

      Todas as crianças  estão convidadas  a trazerem um brinquedo para escola. Este brinquedo tem seu espaço reservado para trocas e brincadeiras em um momento adequado do dia de nosso aluno; mas pode ocorrer do mesmo quebrar, então solicitamos aos pais que não enviem brinquedos delicados ou caros. Solicitamos também que os pais identifiquem os mesmos antes de trazer para a escola.

      O dia do brinquedo para a Educação Infantil é sexta feira; já para o ensino fundamental, o dia do mesmo é quinta feira.

       
    • PASSEIOS

      No início de cada ano letivo, a escola planeja alguns passeios constantes no calendário escolar. Próximo à data dos mesmos a escola envia aos pais um informe contendo todas as informações como: local, data, horário e custo; e cada pai opta ou não pelo mesmo. A escola se reserva ou direito de que, se a maioria dos pais optarem pelo mesmo, as professoras acompanharão as crianças, não havendo aula na escola.

      As crianças deverão ir ao passeio uniformizadas.

       
    • ANIVERSÁRIOS

      Os aniversários podem ser comemorados na escola no dia escolhido pelo  aniversariante, ressalvadas algumas restrições como: planejamento interno, datas comemorativas, férias e eventos em geral.

      Os responsáveis devem procurar a secretaria da escola para esclarecimentos como:  tipo de lanche servido e outros detalhes.

      As comemorações se restringem ao horário de lanche de cada turma e os pais devem comunicar a secretaria com uma semana de antecedência, assim como trazer os convites preenchidos também com uma semana de antecedência.

       

       
    • PONTES e FERIADOS

      No calendário escolar, nos dias de pontes e feriados a escola está programada para o fechamento.

      Entendendo o perfil e as necessidades dos pais, determinamos que nas pontes – se a escola tiver o interesse de pelo menos 10 alunos em sua abertura – a escola abrirá e  funcionará em regime de recreação livre.

      Para tanto, os pais devem procurar a secretaria da escola com, pelo menos uma semana de antecedência dos mesmos, para que então a escola se pronuncie sobre sua abertura ou não.

       
    • EVENTOS e DATAS COMEMORATIVAS

      A ESCOLA ESPAÇO SEMENTE acredita que o contato com a família cria uma parceria em que ambos os lados tem o compromisso de manter o diálogo, visando à harmonização casa / escola na formação de valores e na construção de limites e, ao mesmo tempo, nos preocupamos com a não invasão do espaço da criança. Para tanto,  o ano letivo é pautado por eventos sistemáticos e programados em que a presença dos pais é importante e fundamental:

      DIA DAS MÃES  / FEIRA DE CIÊNCIAS  / FESTA JUNINA  /  DIA DOS PAIS  / MOSTRA CULTURAL  / ENCERRAMENTO  / DEBATES  E  PALESTRAS.

       

       
    • MEDICAMENTOS

      Todo sabe da importância dos horários e dosagens dos medicamentos. No caso da EDUCAÇÃO INFANTIL na contracapa da agenda encontra-se à disposição dos responsáveis o formulário “Autorização de medicamentos”, no qual o responsável preenche no caso do ministramento de medicamentos na escola. Caso esse formulário não esteja preenchido, a escola não poderá medicar a criança.

      Medicamentos de uso contínuo deverão ser medicados em casa (vitamina, ferro, etc).

      A escola possui um estojo de “primeiros socorros” para casos emergenciais e neste encontram-se: antitérmicos, pomadas para batidas, antissépticos e afins.

      A escola também possui inaladores e soro fisiológico, para a execução de inalações.

      Deixamos claro que estes remédios somente serão utilizados e ministrados com o expresso consentimento do responsável. 

      No caso do ENSINO FUNDAMENTAL, a escola pode ministrar medicamento não rotineiros, mediante autorização escrita do responsável somente na agenda.

      Solicitamos aos pais que os medicamentos sejam enviados à escola somente em caso de extrema importância.

      É muito importante que o pai/responsável informe o medicamento a ser ministrado e que o remédio seja entregue diretamente às coordenadoras no portão e na entrada do aluno.

      O risco do medicamento estar na mochila é que as mesmas não são vistoriadas imediatamente à chegada do aluno, correndo o risco de que o mesmo não seja ministrado no horário correto.

       
    • DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS

      A escola entende o quanto é difícil identificar uma doença contagiosa, que pode colocar em risco todo o grupo social na qual a criança está inserida.

      Diante da dificuldade de identificação imediata de qualquer tipo de doença a escola solicita aos pais que, após a visita a um responsável da área da saúde, o mesmo emita um laudo onde seja especificado o tipo de doença e se a mesma é contagiosa.

      Entendemos que tomando essa simples medida, consigamos atender melhor a todos os alunos e nos colocar à disposição do aluno e da família.

       
    • MATERIAL / PERTENCES PESSOAIS

      A escola exige do aluno:

      Manuseio correto de seu material; guarda correta do material; organização do material,  principalmente do estojo (lápis apontados, apontador limpo...);

      Caso falte algum material, a escola comunica em tempo hábil o responsável, que deverá repor o item solicitado.

       
    • PERTENCES

      Todos os pertences deverão estar identificados com o nome do aluno, a escola não se responsabiliza pelo extravio dos pertences não identificados.

      Para os alunos de berçário e aqueles que utilizam dos serviços extras da escola como banho, a escola indica a permanência dos pertences pessoais na própria escola, onde os mesmos serão identificados e guardados em local próprio; à medida que estejam terminando a escola faz a solicitação através da agenda.